sexta-feira, 7 de julho de 2006

Etapa 7

Etapa 7: recortar linhas ......................................................... 4 dias

Recortar a dedo, linhas curvas suaves, curvas pronunciadas, quebradas e linhas mistas de contornos simples. Após as discussões a respeito das possibilidades de criações com as peças obtidas, cada criança vai realizar a sua idéia, montando-a no papel.





Procedimentos

Realizar, primeiramente, uma análise do papel que as crianças têm em mãos, fazendo perguntas problematizadoras sobre a forma, o tamanho e a quantidade dos lados, a textura, a cor etc. Depois, chamar a atenção para a linha impressa no papel. Pedir para as crianças fazerem o movimento da linha no ar e identificarem onde cada linha aparece ou com o quê ela parece.Após as discussões, as crianças seguirão o traçado das linhas, cortando-as com os dedos indicador e polegar.






Em seguida, novas problematizações poderão ser feitas, com relação à divisão do papel em duas partes, como duas unidades de um todo e serem representadas graficamente, além de serem retomadas as questões sobre o quê estas peças lembram ou parecem e em quê podem ser transformadas.

Depois do planejamento sobre as possibilidades de criação com as peças obtidas, as crianças colam, então, as peças no papel e completam a cena ou objeto de acordo com o que foi planejado por elas.

Nenhum comentário: